Milhares de migrantes das Honduras, Guatemala, Nicaragua e El Salvador, continuam a não desistir de procurar nos EU a alternativa que dizem já não ter na América Central.
Os menores não acompanhados têm tido autorização para passagem, por parte das autoridades norte-americas, mais de 12 mil crianças estão sob custódia dos EUA.
Apesar dos avanços e recuos da justiça norte-americana a respeito dos pedidos de asilo, ninguém finta a política de tolerância zero que a administração Trump desenhou para a imigração.
Nanette Barragan, representante democrática dos EUA, descreve um dos momentos em que as autoridades levam os menores não acompanhados.
"Há pouco tempo apareceu um agente da Patrulha Fronteiriça e pediu aos menores não acompanhados para se apresentarem. Por isso todos se apresentaram e foram levados para dentro. Perguntamos se iriam ser processados e eles disseram que por enquanto iam apenas fazer-lhes perguntas Ao menos não estão ao frio, foram levados para dentro, esperemos que sejam processados como devem de ser , como menores não acompanhados"
Dos milhares que desde outubro se concentram em Tijuana, apenas oito passaram à fase de interrogatório. Menores, não acompanhados e vulneráveis arriscam ficar detidos do lado de lá.