Mundo

Bomba debaixo da cadeira mata 10º candidato às eleições legislativas do Afeganistão

A bomba foi colocada pelos Talibã debaixo da cadeira do deputado e candidato às legislativas do próximo sábado no Afeganistão. Jabar Qahraman é a 10ª vítima mortal dos Talibã nas últimas dois meses no país. Foi morto no próprio gabinete na província de Helmand, no sul do país, assim como outras três pessoas que se encontravam no local. Pelo menos outras oito pessoas ficaram feridas.

Abdul Khaliq

Os talibã já reivindicaram o ataque numa altura em que apelam ao boicote às eleições para derrubar o Governo afegão apoiado por países ocidentais. Jabar Qahraman é o 10º candidato eleitoral morto pelos Talibã nos últimos dois meses, mais dois que foram raptados e outros dois que foram feridos por radicais islâmicos.

"O deputado Jabar Qahraman morreu e outras sete pessoas ficaram feridas devido à explosão de uma bomba que se encontrava escondida", disse à France Presse um porta-voz do governo da província de Helmand, Omar Zhawak, no sul do Afeganistão.

Os talibãs reivindicaram o atentado contra o membro do parlamento através de uma mensagem difundida através da rede social Twitter.

O porta-voz do governo afegão, Nasrat Rahimi, confirmou entretanto a detenção de pelo menos três suspeitos do envolvimento neste atentado no sul do país na capital da província Lashkar Gah.

Mais um atentado à bomba no Afeganistão depois de, na semana passada, uma explosão ter matado 22 pessoas num comício de uma candidata na província de Takhar, no norte do país.

Últimas