A notícia é avançada pela agência Associated Press, que adianta que a confirmação foi feita pelo governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn. "Encontramo-los em segurança. Mas a operação ainda não terminou", disse o governador.
As buscas foram realizadas pelas autoridades tailandesas, auxiliadas por equipas de resgate norte-americanas e britânicas.
Segundo o coordenador da equipa de socorro norte-americana, a primeira decisão será escolher entre a retirada dos jovens ou fornecer mantimentos no local. "Se o caminho em mergulho for difícil então fornecer comida será difícil, mas o risco de tentar retira-los é também muito grande", revelou Anmar Mirza.
O primeiro-ministro da Tailândia já reagiu, agradecendo aos especialistas internacionais e aos socorristas, que ajudaram a encontrar a equipa de futebol e o treinador. "O Governo e o povo tailandês estão muito agradecido pelo apoio e cooperação, e desejamos à equipa uma recuperação rápida e segura."
Os rapazes, de 11 a 16 anos, e o seu treinador, de 25 anos, entraram na caverna Tham Luang Nang Non depois de uma partida de futebol no sábado à tarde, mas chuvas quase constantes desde então impediram as operações de resgate.