Mundo

Exército israelita mata um palestiniano de Gaza por "tentativa de infiltração" no país

Um palestiniano foi hoje morto a tiro por soldados israelitas quando tentava infiltrar-se em Israel a partir da faixa de Gaza, indicou o exército israelita num comunicado.

Nasser Nasser

Segundo o exército, os soldados impediram a "tentativa de infiltração" de "dois 'terroristas' que danificaram a barreira de segurança e que estavam armados com um machado".

Os soldados dispararam sobre os dois palestinianos, matando um deles, adianta o comunicado.No domingo, a aviação israelita atingiu 15 posições do movimento radical palestiniano Hamas, que controla a faixa de Gaza, como retaliação de disparos de foguetes contra Israel.

A fronteira entre Gaza e Israel tem vivido momentos de tensão nas últimas semanas, com os palestinianos a promoverem protestos contra o bloqueio imposto por Israel e pelo Egito, após a chegada ao poder do Hamas, em janeiro de 2006.

A tensão aumentou na fronteira com Gaza desde o início dos protestos da Grande Marcha de Retorno, para reclamar o retorno aos territórios ocupados por Israel, em 30 de março, e que tiveram o momento mais sangrento a 14 de maio, coincidindo com a transferência da embaixada dos Estados Unidos de Telavive para Jerusalém.

Pelo menos 110 palestinianos morreram desde esse dia em resultado de ações israelitas.

Lusa

Últimas