Mundo

Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria. A cimeira entre os líderes das duas Coreias realiza-se esta sexta-feira no lado sul da zona desmilitarizada que marca a fronteira no paralelo 38.

Ahn Young-joon

SIC Notícias

Os pratos foram escolhidos com base nos governantes. Por exemplo, a batata rosti da Suíça, onde o líder norte-coreano passou grande parte da sua infância. Ou o peixe-galo muito presente nas mesas de Busan, cidade onde o Presidente da Coreia do Sul passou a sua infância.

Os pratos serão feitos por um grupo de chefes da Coreia do Norte, que irá até à vila de Panmunjeom, na fronteira entre das Coreias, onde se vai realizar o encontro entre os dois líderes.

Kim Jong-un e Moon Jae-in terão também à mesa um vinho originário do norte, mas produzido no sul. Para sobremesa terão uma mousse de manga e, depois, chás e refrescos feitos a partir de frutas de várias partes dos dois países.

O encontro realiza-se esta sexta-feira, com Kim Jong-un a ser o primeiro líder norte-coreano a pisar a Coreia do Sul desde o fim da Guerra das Coreias.

Na passada semana, as duas Coreias abriram uma linha priviligiada de comunicações entre os seus líderes, uma espécie de linha direta entre Seul e Pyongyang. O telefone já está operacional e foi mostrado ao mundo.

Últimas