"Ensinar as Tecnologias de Informação e Comunicação numa escola do Gana é muito divertido. Informática no quadro. Adoro os meus estudantes, por isso faço o que for preciso para que entendam o que estou a ensinar", conta o professor ganês no Facebook, numa mensagem que tem sido partilhada por milhares de pessoas.
Nas redes sociais utiliza o nome Owura Kwadwo, mas o seu nome verdadeiro é Richard Appiah Akoto. Na tentativa de chamar a atenção para a falta de recursos existentes nas escolas rurais do Gana, o professor decidiu partilhar a sua aula com o mundo e ensinar que com pouco se faz muito.
"Cada professor tem a sua forma de apresentar a sua aula aos estudantes. Esta é a minha.", explicou numa entrevista ao site 'Bored Panda'.
Richard aproveitou os seus estudos em artes visuais para criar uma simulação do Word no quadro. "Pelo menos, os alunos vão ter uma ideia do que verão por detrás de um computador", considera o professor que quer assegurar que os alunos "entendem a matéria antes de ir embora da aula".
A publicação no Facebook abriu um debate no Gana acerca da falta de recursos das escolas rurais. Nos comentários, alguns utilizadores aplaudiram a atitude e dedicação do professor, comprometendo-se a partilhar as fotografias até que a mensagem chegasse a alguém que pudesse ajudar.
O objetivo foi cumprido. A história acabou por chegar à delegação da Microsoft em África que, numa publicação no Twitter, garantiu que iria enviar recursos para a turma de Richard.
"Apoiar professores a habilitar a transformação digital na educação está no centro daquilo que fazemos"
O professor acredita que o governo ganês está a tentar que as novas tecnologias cheguem a áreas com menos recursos, mas o processo é lento. "Necessitámos de melhores equipamentos e infraestruturas, ajudas para os professores e para os estudantes, e um governo que leve a educação no seu coração", explicou ao 'Bored Panda'.