Mundo

Irmã de Kim Jong-Un vai à cerimónia de abertura dos Olímpicos de Inverno de PyeongChang

A irmã do líder norte-coreano, Kim Jong-Un, vai deslocar-se à Coreia do Sul para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. Kim Yo-jong, que recentemente se juntou ao partido único do país, fará parte da delegação de alto nível esperada na sexta-feira PyeongChang e que será liderada pelo chefe de estado honorário da Coreia do Norte.

Kim Yo-jong será o primeiro elemento da família Kim a cruzar a fronteira. As duas Coreias vão desfilar em conjunto na cerimónia de abertura em PyeongChang, cidade sul-coreana que vai acolher os Jogos Olímpicos de Inverno de 9 a 25 de fevereiro.

Filha mais nova do ex-líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, tem quatro anos de diferença de Kim Jong-un, do qual se diz que é muito próxima.

Das poucas informações que chegam ao Ocidente, sabe-se que Kim Yo-jong é casada com um filho de Choe Ryong-hae, poderoso secretário-geral do partido único da Coreia do Norte.

A ida de Kim Yo-jong à Coreia do Sul já era falada há algum tempo, mas a confirmação oficial acaba por ser uma enorme supresa e uma demonstração de que o regime de Pyongyang está seriamente empenhado na aproximação das duas Coreias.

É ainda incerto se Kim Yo-jong será portadora de uma mensagem do irmão e se irá assitir a provas dos Jogos Olimpicos de Inverno, para além da cerimónia de abertura.

Últimas