A lei sobre cigarros e outros produtos derivados do tabaco (COTPA) castiga que se fume "em qualquer lugar público" da Índia, se bem que o castigo monetário - cerca de 200 rupias, pouco mais do que 2,5 euros - que enfrentam os que a desrespeitarem é inferior ao preço de um maço de tabaco."Fumar em sítios públicos não é legal, por isso sancionamos.
Dentro de lugares privados, pode-se fumar sem problemas", explicou o subcomissário da polícia do sudeste de Nova Deli, Chinmoy Biswal, à agência noticiosa espanhola, Efe.
A maior parte das multas foram impostas a fumadores, mas também a vários comerciantes que vendiam tabaco a menos de 100 metros de escolas ou a menores, tal como define a lei, aprovada em 2003.
Só em quatro dias - 30 de dezembro, 03, 07 e 10 de janeiro, em que o subcomissário participou em "patrulhas regulares" -, as autoridades terão recebido perto de 1,7 milhões de rupias (mais de 22 mil euros).
O responsável da polícia afirmou que esta medida não tem como objetivo recolher dinheiro, mas fazer cumprir a legislação, já que "compete a todos" conhecer a lei.
A polícia de Nova Deli pretende continuar a impor estas sanções de forma regular, apesar de Biswal reconhecer que tal tarefa exige "sacrifício", por envolver "uma considerável força humana e tempo".
Lusa