Mundo

Tentativa de reconciliação entre Hamas e Fatah em Gaza

Pela primeira vez em três anos, o Governo palestiniano reuniu-se em Gaza, naquele que é considerado um novo passo para a reconciliação das duas facções palestinianas, Hamas e Fatah. A Faixa de Gaza era controlada pelo Hamas, que anunciou na semana passada que iria passar o controlo administrativo do territorio para as mãos do Governo de unidade nacional.

O primeiro-ministro palestiniano disse, no encontro, que a reconciliação e a unidade são o único modo de alcançar o objetivo comum de criar um Estado palestiniano e de conseguir um avanço no processo de paz entre Israel e a Palestina.

O chefe de Executivo israelita rejeitou, entretanto, qualquer possibilidade de reconciliação com os palestinianos, dizendo que enquanto não houver um desarmamento do Hamas, não há um parceiro para negociar do lado palestiniano.

Últimas