Mundo

Forças Armadas e polícia ocupam quatro favelas do Rio de Janeiro

As Forças Armadas e as polícias estaduais e federais realizam desde as 4h00 (hora local) uma megaoperação de combate ao roubo e tráfico de drogas em quatro favelas do Rio de Janeiro. Segundo a France Presse, milhares de militares foram destacados para esta operação, que recorre também a helicópteros e paraquedistas.

Ricardo Moraes/ Reuters

A designada Operação Onerat que teve início de madrugada tinha ocupado totalmente o Complexo de Favelas do Lins por volta das 6h30, avançam as forças de segurança, citadas pelo jornal Globo.

Esta operação surge depois de um aumento significativo de roubos de cargas de camiões de transporte de mercadorias, e de cerca de 10.000 homens terem sido mobilizados há uma semana numa operação na cidade para combater o aumento da violência.

A megaoperação está a decorrer em três favelas violentas da Zona Norte do Rio (Lins, Camarista Meier e Enghinio Novo) e numa outra da Zona Oeste (Covanca) com 40 mandados de captura, precisou um porta-voz do Secretariado da Segurança do Estado do Rio, citado pela agência France Presse.


Há oito dias, o chefe de Estado Michel Temer assinou um decreto a autorizar "o emprego das forças armadas no Estado" do Rio de Janeiro para lutar contra o crime organizado. Imediatamente, uma força de 10.000 homens, dos quais 8.500 militares, foi destacada para as favelas.


A operação de hoje corresponde à segunda fase desta mobilização do Exército e da polícia no Estado do Rio, atingido nestas últimas semanas por um aumento dos atos de violência e de assaltos a camiões.

Com Lusa

Últimas