No encontro, que decorreu no edifício do parlamento, participaram 12 simpatizantes de Dahlan, após o encontro alcançado em junho no Egito entre este dirigente e os islamitas para a formação de bloco político contra a Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) do presidente Mahmud Abbas.
No seu discurso, transmitido por videoconferência, Dahlan pediu o fim da divisão palestiniana e propôs um encontro urgente com o Cairo, no qual deverão participar todas as fações políticas palestinianas, para terminar com uma década de divisão.
"Este encontro não terminará apenas com a nossa divisão, mas também apoiará a nossa gente em Jerusalém. Deveríamos também contactar com os parlamentos do mundo para que pressionem Israel a terminar com todas as medidas contra Jerusalém", declarou.
O Conselho legislativo palestiniano (parlamento) permanece inativo desde 2007, quando o Hamas assumiu o controlo da Faixa de Gaza e expulsou pela força o corpo de segurança de Abbas.
As últimas eleições, que os islamitas venceram, decorreram em 2006 e desde então não foram realizadas devido ao desacordo entre os principais partidos palestinianos.
Lusa