Mundo

Hamas e opositores de Abbas reúnem-se pela primeira vez em 10 anos

Deputados palestinianos da Al-Fatah, leais a Mohammad Dahlan, ex-líder do partido na Faixa de Gaza e rival do Presidente palestiniano, reuniram-se esta quinta-feira pela primeira vez em 10 anos com deputados do Hamas num processo de reconciliação.

Mohammed Salem

No encontro, que decorreu no edifício do parlamento, participaram 12 simpatizantes de Dahlan, após o encontro alcançado em junho no Egito entre este dirigente e os islamitas para a formação de bloco político contra a Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) do presidente Mahmud Abbas.

No seu discurso, transmitido por videoconferência, Dahlan pediu o fim da divisão palestiniana e propôs um encontro urgente com o Cairo, no qual deverão participar todas as fações políticas palestinianas, para terminar com uma década de divisão.

"Este encontro não terminará apenas com a nossa divisão, mas também apoiará a nossa gente em Jerusalém. Deveríamos também contactar com os parlamentos do mundo para que pressionem Israel a terminar com todas as medidas contra Jerusalém", declarou.

O Conselho legislativo palestiniano (parlamento) permanece inativo desde 2007, quando o Hamas assumiu o controlo da Faixa de Gaza e expulsou pela força o corpo de segurança de Abbas.

As últimas eleições, que os islamitas venceram, decorreram em 2006 e desde então não foram realizadas devido ao desacordo entre os principais partidos palestinianos.

Lusa

Últimas