Mundo

Merkel diz ser vital punir responsáveis por desaparecimentos no México

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou na sexta-feira de "importância vital" punir os responsáveis pelos desaparecimentos no México e que haja liberdade de imprensa e proteção para os jornalistas, duas áreas em que se comprometeu ajudar.

Henry Romero

Numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, realizada no Palácio Nacional, Merkel destacou a necessidade de se "encontrar e castigar os culpados" pelos milhares de desaparecimentos no México.

Por isso, a Alemanha coopera com a procuradoria-geral da República e associações de vítimas, sublinhou, no início de uma visita oficial ao México, a segunda desde 2008.Merkel também destacou a importância da liberdade de imprensa e de garantir a proteção dos jornalistas, saudando os esforços do México e prometendo ajudar nessa matéria.

Desde o início do ano foram assassinados pelo menos sete jornalistas no México, um dos países mais perigosos do mundo para o exercício da profissão, havendo um outro, Salvador Adame, que foi dado como desaparecido em meados do mês passado no estado de Michoacán.Segundo dados oficiais, há atualmente no México mais de 30 mil pessoas que se encontram em paradeiro desconhecido.

Lusa

Últimas