Mundo

EUA lançam maior bomba não nuclear no Afeganistão

Os Estados Unidos da América largaram a sua bomba mais potente não nuclear, sobre cavernas usadas pelo Daesh na província de Nangarhar, no Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão.

A bomba foi lançada por volta das 15h30 (hora de Lisboa) pelo avião C-130, operado pelo Comando de Forças Especiais da Força Aérea, avança a CNN.

O avião C-130 foi usado pela primeira vez durante a guerra do Vietname e os modelos atuais de combate têm 30 metros de comprimento, podem voar até 660 quilómetros por hora e levar até cinco tripulantes.

A bomba utilizada tem a designação oficial de GBU-43 Massive Ordnance Air Blast Bomb (MOAB), também conhecida como Mother of All Bombs ("a mãe de todas as bombas").

O engenho foi desenvolvido durante a guerra do Iraque e o seu nome é uma alusão à expressão utilizada por Saddam Hussein para descrever a primeira guerra do Golfo. A GBU-43 é guiada por satélite, pesa cerca de 10 toneladas e mede 9 metros.

O ataque atingiu o território onde um soldado americano foi morto no passado fim de semana durante uma operação contra os jihadistas.

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, anunciou esta quinta-feira numa conferência de imprensa, que os Estados Unidos da América fizeram de tudo para evitar a morte de civis.

Últimas