"As equipas do Daesh realizaram ataques contra duas igrejas em Tanta e em Alexandria", indicou a agência de propaganda do Daesh, numa comunicação divulgada em redes sociais e citada por agências internacionais de notícias.
Pelo menos 33 pessoas morreram este domingo e outras 77 ficaram feridas em dois atentados contra igrejas cristãs em Tanta e Alexandria, no norte do Egito, referem fontes ligadas à segurança e ao Ministério da Saúde.
Relativamente ao ataque na igreja de Alexandria, o ministério egípcio do Interior precisou que foi perpetrado por um suicida munido de um cinto de explosivos, provocando 11 mortos.
Os cristãos coptas são cerca de 10% da população do Egito e são frequentemente alvo de ataques por parte dos extremistas islâmicos.
A primeira explosão aconteceu no momento em que a comunidade cristã se preparava para celebrar a semana santa, que começa este domingo com a chamada festa dos Ramos.
A segunda explosão aconteceu pouco depois, junto a outra igreja, na cidade de Alexandria. Há relato de pelo menos 11 mortos e 35 feridos.
Os atentados acontecem a poucas semanas de o Egito receber a visita do Papa Francisco. O líder da Igreja Católica já condenou este ataque e apelou aos terroristas, fabricantes e traficantes de armas para que ponham um fim a estas ações violentas.
Com Lusa