Mundo

Londres vai taxar veículos mais poluentes

O mayor de Londres Sadiq Khan anunciou hoje a introdução a partir de outubro de uma taxa de 10 libras (cerca de 11,7 euros) para os veículos anteriores a 2006 a circular na cidade.

© Neil Hall / Reuters

"Todos os anos, mais de 90 mil londrinos morrem por causa da má qualidade do ar. A inação já não é uma opção", disse o autarca em conferência de imprensa.

A nova taxa junta-se à portagem urbana, de 11,5 libras (13,5 euros), de segunda a sexta-feira entre as 7h00 e as 18h00, com exceção para residentes e veículos pouco poluentes, existen desde 2003.

Nos primeiros 5 anos desta medida, as concentrações de partículas poluentes diminuiu cerca de 3% nesta zona, na área exterior diminuiu cerca de 1%, mas não houve variações significativas na concentração de óxidos de azoto.

A nova taxa, batizada "taxa tóxica" vai ser aplicada a todos os veículos que não cumpram as normas europeias. nomeadamente os anteriores a 2006.

Na quarta-feira, a Comissão Europeia ameaçou cinco países, entre os quais o Reino Unido, de avançar para o Tribunal de Justiça da UE caso não tomem medidas para proteger a qualidade do ar.

Este "último aviso", que abrange 16 zonas do Reino Unido, entre os quais Londres, é lançado porque estes cinco países "não evitaram as repetidas infrações aos limites da poluição atmosférica fixados para o dióxido de azoto", refere a Comissão.

O dióxido de azoto é um poluente emitido pricipalmente pelos veículos motorizados e é muito perigoso para a saúde.

Últimas