Mundo

Obama despede-se da equipa e assegura que momento "é uma vírgula" na história

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama despediu-se esta sexta-feira da sua equipa agradecendo o apoio que lhe deram e assegurando que o fim da sua presidência "é uma vírgula" na história dos EUA.

© POOL New / Reuters

"Isto não é um ponto final, é uma vírgula na história contínua da América", disse Obama, falando para membros da sua equipa na Casa Branca na base área de Andrews, após o final da cerimónia de tomada de posse do seu sucessor, Donald Trump.

Na breve alocução, Obama afirmou ter começado a presidência com uma "fé inabalável" no povo americano e na sua "capacidade para mudar o país".

"Ao longo deste processo, eu e a Michelle fomos apenas o homem e a mulher da frente, fomos apenas a vossa cara e a vossa voz. Mas isto não foi sobre nós, foi sempre sobre vocês. Todas as coisas maravilhosas que aconteceram nos últimos dez anos foram todas sobre vós", disse.

Barack Obama agradeceu em particular a membros da equipa e apoiantes pelo contributo para que fosse eleito, e reeleito, aqueles que "decidiram acreditar": "Bateram a portas e fizeram telefonemas e falaram com quem nem sabia pronunciar Barack Obama".

Lusa

Últimas