Mundo

Kosovo exige que França liberte antigo primeiro-ministro

O Governo do Kosovo exigiu esta quarta-feira a imediata libertação do antigo primeiro-ministro kosovar Ramush Haradinaj, detido pela polícia francesa por acusações de ter cometido alegados crimes de guerra, apresentadas em 2004 pela Sérvia.

© Hazir Reka / Reuters

Em comunicado, citado pela agência noticiosa Efe, o Governo do Kosovo salientou que "enviou uma carta ao Ministério da Justiça de França para exigir a libertação imediata de Ramush Haradinaj".

Ramush Haradinaj, antigo líder guerrilheiro e ex-primeiro-ministro do Kosovo, foi detido hoje pela polícia francesa no aeroporto de Basilea-Mulhouse, situado no lado francês da tripla fronteira com a Suíça, França e Alemanha.

A justiça da Sérvia suspeita que Ramush Haradinaj cometeu crimes de guerra contra civis sérvios durante o conflito no Kosovo (1998-1999).

O partido liderado por Ramush Haradinaj, a Aliança para o Futuro do Kosovo, acusou o Governo do Kosovo de ser responsável pela detenção.

"A detenção de Ramush Haradinaj em França ocorreu devido a uma acusação da Sérvia em 2004, o que é o produto final das negociações entre os governos do Kosovo e da Sérvia", acusou o partido na sua página na rede social Facebook.

O Kosovo, uma antiga província sérvia povoada por uma maioria de albaneses, declarou em fevereiro de 2008 a independência, mas a Sérvia não o reconheceu ainda como país.

Lusa

Últimas