O primeiro dos tremores de terra teve magnitude 5,3 e ocorreu pelas 18:25 de quarta-feira (00:25 de hoje em Lisboa), com epicentro a dois quilómetros a leste da localidade de Capellades, província de Cartago, e à profundidade de dois quilómetros, segundo o relatório da Rede Sismológica Nacional (RSN).
O segundo tremor de terra, oito minutos depois, foi de magnitude 3,5 e ocorreu a quatro quilómetros a sul de Capellades.
Depois deste foi registada uma série de réplicas com magnitudes entre 2,9 e 4,2.
O sismo principal foi sentido em todo o centro do país, incluindo a capital, San José.
Os tremores de terra foram sentidos com maior intensidade na província de Cartago, especialmente nas localidades de Capellades, Turrialba, Alvarado e Oreamuno, onde alguns habitantes disseram a órgãos de comunicação locais que nunca tinham sentido um movimento igual.
A Cruz Vermelha e o Corpo de Bombeiros informaram que tinham relatórios de queda de objetos e de pessoas afetadas por crises nervosas na zona do epicentro do sismo principal, assim como de deslizamentos de terra sobre estradas e corte do abastecimento de eletricidade em algumas comunidades
As autoridades não reportaram pessoas feridas ou danos materiais elevados.
A Costa Rica é um país de frequente atividade sísmica e todos os anos é abalada por dezenas de sismos, a maioria sem causar danos.
Lusa