Mundo

Obama desencadeia plano de ajuda para a Florida em antecipação de furacão

O Presidente norte-americano, Barack Obama, desencadeou um plano de ajuda federal ao Estado da Florida, no sudeste, que vai ser atingido nas próximas horas pelo devastador furacão Matthew, que já causou mais de 100 mortes nas Caraíbas.

© Javier Galeano / Reuters

Ao decretar o estado de emergência federal, Obama permite o desbloqueio imediato dos meios de assistência federais e às agências da segurança interna e de gestão das situações de emergência coordenar as suas ações, segundo um comunicado da Casa Branca.

O ministro do Interior do Haiti, François Anick Joseph, disse hoje que o furacão provocou pelo menos 108 mortos no país.

O "extremamente perigoso" furacão Matthew ganhou hoje nova intensidade, com ventos de 220 quilómetros por hora, enquanto se aproximava da costa sudeste da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Num boletim emitido durante a manhã (16:00 em Lisboa), o NHC indicou que o poderoso furacão de categoria 4 Matthew se encontra 40 quilómetros a oeste-noroeste de Nassau (Bahamas) e a 290 quilómetros a sudeste de West Palm Beach, costa sudeste da Flórida.

Lusa

Últimas