Mundo

Greenpeace entrega à Europa oito milhões de assinaturas para proteger o Ártico

A Greenpeace entregou esta manhã aos quinze países europeus signatários da Convenção para a Proteção do Meio Marinho do Atlântico do Nordeste (OSPAR) oito milhões de assinaturas que lhes propõem criar um santuário no Ártico.

Os signatários desta convenção, conhecida como OSPAR (acrónimo dos seus acordos fundadores, de Oslo e de Paris) a reunião que põe final ao período de seis anos em que Espanha coordenou os seus trabalhos.

Hoje, 12 ativistas da Greenpeace apresentaram-se num hotel onde tem lugar a reunião para entregar a cada um dos 16 membros da OSPAR - os 15 estados signatários da UE - oito caixas com assinaturas de cidadãos que exigem que se protejam as águas do Ártico, convencidos de que as alterações climáticas "não permitem esperar".

A porta-voz da Greenpeace de Espanha nesta campanha, Pilar Marcos, explicou à agência espanhola EFE que as principais associações ecológicas do mundo querem que a OSPAR proteja a zona do Ártico situada em águas internacionais que está sob a sua competência: uma extensão de oceano de 232.650 quilómetros quadrados -- metade da superfície de Espanha -- situada entre a Gronelândia e a Noruega.

Marcos sublinha que esta superfície só representa uma pequena parte - 8,3 por cento - do santuário que a Greenpeace exige para todo o Ártico, mas a sua declaração teria uma grande "carga simbólica" e também "geopolítica", porque seria a primeira proteção que se estabelece sobre estas águas, muito cobiçadas por vários estados.

"Proteger uma superfície como esta não é inútil, lançaria uma chamada de atenção aos países que estão a tentar explorar os recursos do Ártico em vez de protegê-los. Causaria uma agitação na geopolítica da zona", apontou a porta-voz.

Os ativistas da Greenpeace também entregaram aos delegados do governo representados em OSPAR uma memória digital com pormenores sobre os países de origem dos oito milhões de assinaturas e uma ligação ao vídeo do concerto que o pianista italiano Ludovico Einaudi deu em frente ao glaciar Wahlenbergbreen (Noruega) para oferecer o seu apoio a esta campanha.

Lusa

Últimas