"A cooperação estratégica entre a China e a Rússia tem um papel primordial na salvaguarda da paz e da estabilidade regionais e mundiais", disse Xi Jinping durante um encontro com o chefe de gabinete do Kremlin, Sergei Ivanov.
O Presidente chinês disse que os dois países são o aliado mais importante um do outro e instou ao reforço da cooperação.
Xi Jinping enfatizou que tanto ele próprio como o sue homólogo Vladimir Putin concordam com uma maior troca de informações e cooperação entre o Partido Comunista chinês (PCC) e a administração russa.
Ivanov, por seu lado, e segundo a agência oficial chinesa Xinhua, sublinhou o "rápido desenvolvimento da cooperação em várias áreas" entre a China e a Rússia, assim como "a comunicação e a coordenação próxima em assuntos internacionais".
A China e a Rússia são membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e têm posições semelhantes em relação a conflitos internacionais como o da Síria ou em relação à Coreia do Norte.
Por outro lado, Pequim tem tentado manter uma posição neutra perante a condenação internacional da anexação da península da Crimeia pela Rússia.
Apesar de apoiar a Rússia e a restante comunidade internacional na ofensiva contra o grupo extremista Estado Islâmico na Síria e no Iraque, o Governo chinês tem evitado pronunciar-se sobre a sua eventual participação direta.
Lusa