Mundo

Fenómeno El Niño atingiu "pico" entre novembro e dezembro

O fenómeno El Niño, que pode provocar severas alterações meteorológicas, inundações ou secas, alcançou o seu "pico" entre novembro e dezembro de 2015, segundo informou hoje a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Segundo as previsões do organismo, existe uma forte probabilidade de a meteorologia voltar aos níveis normais a partir do próximo verão setentrional.

Recentemente, a agência espacial norte-americana NASA publicou imagens de satélite que mostram semelhanças entre o atual fenómeno do El Niño e um episódio ocorrido em 1997 e 1998 que também esteve na origem de catástrofes naturais.

O fenómeno conhecido como El Niño, que consiste no aumento da temperatura na superfície do Oceano Pacífico, provocou elevadas temperaturas na Ásia e no leste de África, bem como fortes chuvas e inundações em vários países da América.

Por seu lado, a Agência Meteorológica da Austrália divulgou na semana passada que o El Niño no curso de 2015-16 será um dos três mais fortes dos últimos 50 anos pelas altas temperaturas registadas - mais três graus do que o habitual.

Lusa

Últimas