Contar o número de sinais que existem num braço revelou ser um bom indicador do total de sinais que se tem no corpo - mais de 100 significa um risco de cancro cinco vezes maior que o normal, segundo o estudo que resultou da observação de 3 mil gémeos na Grã-Bretanha e publicado no British Journal of Dermatology.
Melanoma é um tipo de cancro de pele que resulta do desenvolvimento anormal dos sinais, razão pela qual é necessário verificar tais sinais.
Investigadores do King's College em Londres estudaram um grupo de gémeas durante oito anos, recolhendo informações sobre o tipo de pele, os sinais e as sardas pelo corpo. Fizeram o mesmo com um grupo mais pequeno de cerca de 400 homens e mulheres com melanoma e chegaram a uma forma rápida e precisa de calcular o risco de cancro de pele.
As mulheres com mais de sete sinais no braço direito têm a probabilidade de terem 50 por todo o corpo. Aquelas que têm 11 sinais no braço têm mais de 100 sinais pelo corpo e um maior risco de desenvolver melanoma.
Sinais, sardas e melanoma
- As sardas são pequenas áreas da pele castanhas e claras.
- Os sinais são pequenos círculos castanhos e mais escuros, podem ser lisos ou ligeiramente rugosos.
- A maioria dos sinais é totalmente inofensiva.
- Se tiverem alguma alteração - aumento do tamanho, da cor, comichão, sangramento - é necessário mostrar ao médico.