Identificado segundo atacante em tiroteio no Texas
As autoridades norte-americanas identificaram hoje Nadir Soofy, de 34 anos, como o segundo atacante da exposição de caricaturas de Maomé na cidade de Garland, no Texas, noticiou The Washington Post, citando fontes oficiais.
Soofy partilhava uma casa em Phoenix, no Arizona, com Elton Simpson, de 30 anos, o outro atacante de Garland, que há cinco anos foi detido por terrorismo quando tentava viajar para África, presumivelmente para se juntar a um grupo 'jihadista'.
Ambos foram abatidos no domingo à tarde por um polícia depois de terem aberto fogo, com espingardas de assalto, contra os agentes da ordem que asseguravam a segurança do Centro Curtis Culwell, de Garland, que acolhia a mostra de caricaturas do profeta.
Agentes do FBI (polícia federal norte-americana) realizaram hoje de madrugada buscas na residência de Simpson e Soofy, com a ajuda de um robot.
"Esses homens morreram ali, na rua, ao lado do veículo", disse em conferência de imprensa o porta-voz do departamento da polícia de Garland, Joe Harn.
As brigadas de minas e armadilhas revistaram o veículo em que os dois atacantes chegaram ao centro de exposições, procurando uma bomba, mas só encontraram mais munições para as espingardas de assalto e outro equipamento.
Segundo Harn, Simpson e Soofy tinham como objetivo chegar ao interior do recinto e abrir fogo contra o público, cerca de 200 pessoas, presentes na exposição de caricaturas.
De acordo com fontes do FBI citadas pelo Washington Post, os autores do atentado "não estavam diretamente ligados a nenhum grupo terrorista de âmbito internacional".
Lusa
Relacionados
Últimas