Mundo

Juíza desvaloriza principal prova contra Pistorius durante a leitura do veredito 

A juíza que lidera o julgamento do atleta  sul-africano Oscar Pistorius pela morte da namorada, a modelo Reeva Steenkamp,  descartou hoje os testemunhos dos vizinhos que diziam ter ouvido gritos  antes dos disparos. 

(Arquivo Reuters)
© Mike Hutchings / Reuters

Para a juíza Thokozile Masipa, que está a apresentar o veredito num  tribunal de Pretória através da leitura do historial do caso e do julgamento,  uma das principais provas da acusação - as declarações de vizinhos do casal  que dizem ter ouvido gritos antes dos quatro disparos que feriram mortalmente  a namorada do atleta - não é fiável devido à distância entre o local do  crime e o sítio onde estavam. 

O testemunho dos vizinhos Michelle Burger e do seu marido, Charl Johnson,  era uma prova vital na acusação, que sustenta que a namorada de Pistorius  se escondeu na casa de banho depois de uma violenta discussão. 

No entanto, a juíza considera que a distância que separa as duas casas  e a possível confusão entre o barulho de tiros e as batidas na porta da  casa de banho com um taco de cricket desvalorizam bastante o testemunho  destes vizinhos. 

A defesa de Pistorius diz que as batidas com o taco de cricket foram  realizadas depois de o atleta se ter apercebido de que tinha disparado contra  a namorada e não contra um intruso. 

A acusação, por seu turno, sustenta que Pistorius matou a namorada depois  de uma discussão. 

A leitura do veredito foi interrompida, devendo ser retomada em breve.

 

      Lusa

 

Últimas