Mundo

Coluna de veículos diplomáticos britânicos atacada em Tripoli 

A coluna de veículos onde seguiam funcionários  da embaixada do Reino Unido na capital da Líbia foi alvo de assalto à mão  armada, disse um porta-voz da representação diplomática à AFP, que referiu  não se terem registado vítimas.  

O aeroporto de Tripoli foi encerrado no domingo por três dias, devido  a confrontos iniciados por um ataque ao aeroporto por milícias islamitas,  que procuravam expulsar as brigadas de ex-rebeldes que o controlam desde  2011.   (Reuters)
© Hani Amara / Reuters

"De manhã cedo, uma coluna da embaixada britânica foi alvo de uma tentativa  de assalto. Foram disparados tiros contra as nossas viaturas. Todo o pessoal  da embaixada está são e salvo e ninguém ficou ferido", disse Bob Phillipson  à France Press. 

 

    De acordo com testemunhas, o incidente registou-se nos arredores da  capital da Líbia. 

 

    As tentativas de assalto a viaturas são frequentes no país onde os grupos  armados não hesitam em atacar veículos blindados ou diplomáticos. 

 

    Tal como os Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha e a Espanha apelaram  hoje aos cidadãos dos respetivos países a abandonarem a Líbia devido à violência  que se tem registado entre grupos rivais, sobretudo nas estradas de acesso  ao aeroporto de Tripoli. 

 

    Mesmo assim, o porta-voz britânico disse que a embaixada do Reino Unido  vai continuar a funcionar com uma equipa reduzida e com restrições sobre  deslocações. 

 

    No sábado, os Estados Unidos retiraram todo o pessoal diplomático da  embaixada que, no entanto, continua a funcionar. 

 

Lusa

Últimas