Mundo

Número de mortos no Iraque em junho aumentou para os 2.400

O número de mortos no Iraque aumentou para os 2.417 no mês de junho, face às 800 vítimas da violência em maio, segundo dados publicados hoje pela missão das Nações Unidas no país (UNAMI).

(Reuters)
© STRINGER Iraq / Reuters

De acordo com os dados publicados, registaram-se 2.287 feridos no mesmo  período, quando foi desencadeada a ofensiva dos rebeldes sunitas, que no  passado dia 10 de junho tomaram controlo de Mosul, a segunda cidade do país,  e ameaçaram continuar para outras regiões do Iraque. 

A UNAMI, que calcula mais 400 mortos do que o Governo iraquiano, das  2.417 vítimas mortais, 1.531 são civis e 886 fazem parte das forças de segurança.

Pelo menos 470 pessoas morreram na província de Nínive, no norte do  país, e 365 na de Saladino (a norte da cidade de Bagdade), as zonas mais  afetadas pelos combates entre o Exército e os rebeldes sunitas. 

Em comunicado, a UNAMI alerta que grande parte do país é controlada  pelo grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante e por outros  movimentos armados, que começaram a sua ofensiva no princípio de junho.

A missão das Nações Unidas pediu aos líderes políticos "para se entenderem  e pararem com as intenções de destruição da sociedade iraquiana", recorrendo  a uma solução política e não militar. 

O balanço global da UNAMI não inclui o número de vítimas registadas  durante a operação do Exército na província ocidental de Al Anbar, bastião  dos rebeldes. 

Últimas