Mundo

NATO denuncia movimentações militares russas junto à fronteira com Ucrânia

A NATO garante que há movimentações militares russas junto à fronteira com a Ucrânia. Imagens de satélite divulgadas pela Organização do Tratado do Atlântico Norte mostram aquilo que se acredita ser tanques russos a chegar à zona controlada por separatistas.

A Aliança Atlântica precisou que, segundo as fotografias tiradas, havia  no início de junho tanques russos estacionados perto da fronteira com a  Ucrânia e que depois de movimentações alguns foram retirados, no quadro  de uma retirada de tropas russas anunciada por Moscovo. 

A noite foi de protestos junto à embaixada russa em Kiev. Os manifestantes destruíram carros, atiraram ovos e tinta contra o edifício.

Ontem, as forças ucranianas afirmaram ter matado mais de 250 rebeldes pró-russos, nas últimas 48 horas. Tudo isto depois do ataque aéreo que provovou a morte de 49 soldados ucranianos no aeroporto de Lugansk.

O presidente, Petro Poroshenko, já prometeu punir os responsáveis plo ataque e destacou as falhas do Serviço de Segurança da Ucrânia que não garantiu uma aterragem segura do aparelho.

Últimas