Mundo

Manifestação pede reforma política em São Paulo

Cerca de mil pessoas reuniram-se na Avenida Paulista, em São Paulo, interditando o trânsito numa das principais vias da cidade, para pedir uma reforma política no Brasil, noticia a imprensa local.

O protesto foi convocado pelo grupo de esquerda Levante Popular da Juventude, com foco em reivindicações sociais de bairros da periferia de São Paulo, e contou com a participação de organizações como o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST).

Os jovens que participam no evento estiveram reunidos nos últimos três dias num acampamento em Cotia, na grande São Paulo, onde discutiram as estratégias para reivindicar uma reforma do sistema político brasileiro.

De acordo com a página na internet do movimento, a intenção da manifestação é reivindicar a realização de um plebiscito que consulte a população brasileira a respeito de uma reforma da Constituinte, que envolveria, entre outras mudanças, a reformulação do sistema eleitoral e da representação democrática no país.

A ideia de convocar um plebiscito à reforma do sistema político brasileiro chegou a ser lançada, no ano passado, pela própria Presidente brasileira, Dilma Rousseff, após a adesão em massa da população nos protestos de rua, iniciados em junho.

A proposta da Presidente, no entanto, foi rejeitada no Congresso Nacional, sob o argumento de que não haveria tempo para organizar a consulta a tempo das eleições de outubro deste ano.

Lusa

Últimas