Mundo

Arranca hoje em Pretória julgamento de Oscar Pistorius

O campeão paralímpico de atletismo sul-africano Oscar Pistorius, morte da namorada, ocorrida em fevereiro de 2013, começa hoje a ser julgado, em Pretória.

© SIPHIWE SIBEKO1 / Reuters

Uma centena de jornalistas de todo o mundo está já dentro da sala de  audiências, confirmou dentro do tribunal a agência Efe, à espera do início  do julgamento, previsto para as 10:00 locais (08:00 em Lisboa). 

Um magistrado autorizou recentemente a transmissão em direto de parte  da audiência que uma estação sul-africana privada dedica um canal especial  que transmitirá 24 horas por dia apenas com noticiário sobre o caso. 

Pistorius, de 27 anos, está em liberdade sob caução desde 2 de fevereiro  de 2013 e contratou para o processo uma prestigiada equipa de advogados,  investigadores forenses e relações públicas. 

Pistorius recrutou quatro especialistas para convencer os juízes de  que a morte da modelo holandesa Reeva Steenkamp foi um acidente. Dois da  área da balística, um para analisar os vestígios e as impressões digitais  e um outro patologista forense. 

Além dos especialistas, o campeão paralímpico sul-africano juntou ao  processo um vídeo com a reconstituição virtual do drama, com o recurso às  mesmas técnicas utilizadas pelos estúdios de animação para a elaboração  de filmes como Shrek e Toy Story, 

Pistorius, de 27 anos, procura assim, na ausência de testemunhas, atestar  a sua versão dos factos ocorridos em fevereiro de 2013 de que a morte, a  tiro, da sua namorada foi acidental. 

De acordo com o atleta, ele entrou em pânico quando ouviu um barulho  na casa de banho do seu quarto e, pensando que se tratava de um assaltante,  disparou através da porta fechada, sem aviso prévio, e sem saber contra  quem. 

A acusação, por seu lado, defende a tese contrária de que Pistorius  matou de forma premeditada Reeva Steenkamp, na sequência de uma desavença  entre o casal. 

Últimas