Mundo

Oposição síria recusa negociações de Genebra sem apoio dos rebeldes

A coligação da oposição na Síria anunciou hoje que só irá participar nas negociações para a paz em Genebra se receber o apoio dos rebeldes no terreno.

© Saad AboBrahim / Reuters

A oposição e o grupo rebelde Free Syrian Army (FSA) "estão do mesmo  lado e lutam contra um inimigo comum", disse aos jornalistas o porta-voz  Khaled Saleh, no segundo dia de um encontro da oposição. 

"Se vamos estar em Genebra, eles vão fazer parte dessa delegação. Eles  têm tanto interesse numa Síria democrática e livre como nós", afirmou. 

A reunião da oposição pretendia encontrar uma posição comum para as  negociações de Genebra, nas quais os responsáveis internacionais pretendem  definir uma solução para o conflito na Síria. 

Mas, a oposição está dividida e os rebeldes que lutam contra as tropas  do Presidente Bashar al-Assad's estão distribuídos entre o FSA e as guerrilhas  ligadas à Al-Qaida. 

Khaled Saleh referiu que a coligação baseada na Turquia vai enviar duas  delegações à Síria para analisar com a FSA e grupos civis a possibilidade  de uma participação nas negociações de Genebra. 

E a coligação continua a trabalhar numa declaração para definir a sua  posição formal nas negociações, acrescentou. 

Últimas