Em entrevista à rádio Europe 1, o ministro do Interior francês, Manuel Valls, descreveu como "chocantes" as revelações da edição de hoje do jornal Le Monde, adiantando que vão ser pedidas "explicações detalhadas às autoridades norte-americanas nas próximas horas".
Segundo a edição 'online' do jornal francês, que cita documentos do ex-analista Edward Snowden, a agência de espionagem norte-americana gravou, em França, 70,3 milhões de telefonemas durante um período de 30 dias - entre 10 de dezembro de 2012 e 08 de janeiro de 2013.
"Se um país amigo, um país aliado, espia a França ou espia outros países europeus, isto é completamente inaceitável", realçou o ministro.
De acordo com o Le Monde, os documentos facultados mostram que a NSA parece ter apontado a mira não só a pessoas suspeitas de estarem relacionados com atividades de terrorismo, mas também a personalidades do mundo dos negócios e da política francesa.
As autoridades norte-americanas recusaram tecer comentários ao jornal francês sobre documentos "classificados"