Mundo

Pelo menos 16 soldados sírios mortos em confrontos perto de Damasco 

Pelo menos 16 soldados sírios morreram hoje  num ataque com um carro armadilhado e nos combates que se seguiram entre  tropas do regime e rebeldes islamitas perto de Damasco, informou o Observatório  Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). 

Vista de Damasco no dia do ataque ao edifício sede da autoridade de Segurança Nacional, no qual morreram quatro responsáveis do regime sírio (AP)
Uncredited

O atentado, levado a cabo por um bombista suicida do grupo islamita  Frente Al-Nusra, ligado à al-Qaeda, desencadeou um violento combate num  ponto de controlo estratégico entre a cidade de Mleha, controlada pelos  rebeldes, e Jaramana, uma área pró-regime habitada por crisãos e drusos,  disse o OSDH. 

Os combates ocorrem numa altura em que o enviado da ONU e da Liga Árabe,  Lakhdar Brahimi, é esperado no Cairo para iniciar uma missão que visa preparar  novas negociações de paz para a Síria. 

A Comunidade Internacional espera realizar uma conferência de paz em  Genebra no próximo mês, mas as expetativas são pouco claras, quando a oposição  síria está dividida sobre se deve ou não participar. 

O conflito na Síria começou em março de 2011 quando o regime do presidente  Bashar al-Assad reprimiu violentamente protestos pró-democracia no país,  inspirados nas revoltas da Primavera Árabe. 

Estima-se que mais de 115.000 pessoas tenham morrido no conflito, que  já forçou milhões de pessoas a fugir do país como refugiados e deixou centenas  de milhares bloqueadas no interior. 

Lusa

Últimas