"O exército retomou hoje o controlo da montanha de Nabi Achia e das regiões em volta no norte da província de Lataquia, no noroeste da Síria", disse a fonte citada pela agência oficial Sana.
No início do mês, os rebeldes lançaram a "batalha da libertação da costa", nomeadamente na região de Lataquia, berço da comunidade alauita à qual pertence o Presidente sírio, Bashar al-Assad.
Os rebeldes tomaram depois uma dezena de aldeias alauitas, situadas perto de Qordaha, a cidade natal do pai de Bashar, o ex-presidente Hafez al-Assad.
O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) confirmou que o exército "progrediu" face aos rebeldes, sem confirmar, contudo, se foram retomadas as aldeias que haviam sido ocupadas.
Uma fonte das forças de segurança sírias disse à agência France Presse que apenas falta ocupar a zona estratégica de Salma, fronteira com a Turquia e ocupada pelos rebeldes desde os finais de 2012.
Segundo a OSDH, os rebeldes abateram no domingo um avião militar na região de Salma, tendo aparentemente capturado o piloto, que saltou com paraquedas