Mundo

Segundo suspeito dos ataques de Boston foi detido

A polícia de Boston, nos EUA, deteve o segundo suspeito dos ataques na Maratona de Boston. As autoridades norte-americanas acreditam que Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, é responsável por causar três mortes e 176 feridos. "Já o temos", escreveu no twitter o major de Boston Tom Menino.

© Lucas Jackson / Reuters
© Lucas Jackson / Reuters
© Stringer . / Reuters
© Shannon Stapleton / Reuters

Numa mensagem curta difundida pela rede social Twitter, a polícia norte-americana  confirmou que o suspeito tinha sido detido, que os agentes policiais estavam  ainda a cercar a área às primeiras horas da madrugada em Lisboa, ainda sexta-feira  em Boston, junto a uma casa nos subúrbios da cidade. 

De acordo com a imprensa norte-americana, o jovem suspeito estaria ferido e escondido num barco, nas traseiras de uma casa no bairro de Watertown,  e o momento da detenção foi acompanhado de aplausos por algumas pessoas  que estavam próximas do local. 

Segundo O jornal Boston Globe, o detido foi transportado para um hospital. O "mayor" de Boston, Thomas Menino, publicou também no Twitter uma fotografia  com a frase "Apanhámo-lo". 

Dzhokhar Tsarnaev, 19 anos, e Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, irmãos  de origem chechena, são os principais suspeitos do atentado.  Tamerlan Tsarnaev morreu na noite de quinta-feira em Boston, madrugada  de sexta-feira em portugal, depois de ter sido detido pela polícia. 

Principais acontecimentos desde as explosões na maratona de Boston

15 de abril 

    - Duas bombas explodem perto da linha da meta da maratona de Boston,  matando três pessoas e ferindo cerca de 180. 

    - O Presidente dos EUA, Barack Obama, diz que não sabe quem está por  trás dos ataques e ordena às autoridades fazer o que for necessário para  descobrir os autores. 

 

16 de abril  

    - Os médicos dizem que as vítimas dos atentados foram feridas por balas,  estilhaços e pregos. O FBI afirma que não houve reivindicações do ataque  e os investigadores estudam vários suspeitos.  

    - Obama considera os ataques como um ato terrorista "hediondo e cobarde".

    - O FBI confirma que a carta dirigida a Obama continha uma substância  venenosa, mas não é estabelecida uma relação com os ataques de Boston. 

 

17 de abril 

    - A polícia confirma ter vídeos de um suspeito e ainda imagens tiradas  no momento das explosões, na linha da meta da maratona. 

 

18 abril 

    - Obama participa numa cerimónia especial inter-religiosa numa catedral  em Boston com vítima, médicos e líderes da cidade e do Estado. O Presidente  promete um a caça implacável àqueles que mataram Martin Richard, 8 anos,  Krystie Campbell, 29, e Lu Lingzi, um cidadão chinês de 23, e diz: "Vamos  encontrá-lo."  

    - O FBI divulga fotos e vídeos de dois suspeitos dos ataques, apelando  à população para ajudar a identificá-los.  

    - À noite, um polícia é morto com tiros no prestigiado Instituto de  Tecnologia de Massachusetts (MIT) num tiroteio com supostos autores dos  ataques. Outro agente é ferido. 

 

19 de abril 

    - Um dos dois suspeitos morre no hospital após um tiroteio com a polícia,  no bairro Watertown, perto do centro de Boston. É identificado com o Tamerlan  Tsarnaev, 26 anos, de origem chechena. 

    - Uma grande caça ao homem é lançada para encontrar o seu irmão, Dzehekhar  Tsarnaev, 19 anos, durante a qual todos os transportes públicos em Boston  foram paralisados, as escolas fechadas e os moradores instruídos para manterem  as portas encerradas.  

    - Os dois suspeitos viviam legalmente nos subúrbios de Boston. 

 

20 de abril 

    - Este sábado, ainda noite de sexta-feira em Boston, a polícia anuncia  a detenção de Dzhokhar Tsarnaev, o segundo suspeito do atentado pelas autoridades  norte-americanas num bairro da cidade. 

Com Lusa

Últimas