Mundo

Número de mortos das cheias no Brasil já ultrapassou os 360

O número de mortos na região do Rio de Janeiro devido às chuvas torrenciais já ultrapassou os 360. A Presidente do Brasil vai ainda hoje visitar as zonas atingidas pela precipitação intensa dos últimos dias e doar mais de 350 milhões de euros para fazer face aos danos da tragédia.

Dilma Roussef vai hoje sobrevoar a região da serra do Rio de Janeiro, a mais gravemente afetada pelas chuvas e inundações.



O voo será feito em conjunto com os ministros da Integração nacional, Fernando Bezerra, e das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, podendo ainda integrar o governador do Rio.



A decisão visa conhecer as principais necessidades do estado e dos municípios atingidos pelas chuvas torrenciais, explica a presidência no site, adiantando que Dilma Roussef deverá dar uma conferência de imprensa no final do voo.



O Governo federal ter destinado 780 milhões de reais (354 milhões de euros) para ajudar os estados e municípios do país atingidos pelas chuvas intensas.



O anúncio foi feito através do site da presidência da República brasileira e adianta que, deste valor, quase 90 por cento (700 milhões de reais, ou seja, 31 milhões de euros) serão entregues ao ministério da Integração Nacional e Secretaria Nacional de Defesa Civil - a fim de comprar roupas, colchões e alimentos.



Os restantes 80 milhões de reais (36 milhões de euros) destinam-se ao ministério dos Transportes.



O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pediu à Marinha o envio de soldados especializados em salvamentos, bem como aviões de transporte e equipas para remover o lodo, em particular das estradas, noticiou a Efe.



(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Com Lusa

Últimas