Meteorologia

Vagas de calor vão ser cada vez mais frequentes, alertam meteorologistas

Em algumas regiões de Espanha, sobretudo na Andaluzia, são esperados 45 graus Celsius este fim de semana por causa da vaga de calor que está a atravessar o sul e leste da Europa. Em França, Itália e Grécia, há várias regiões em alerta vermelho e laranja.

Teresa Canto Noronha

Várias regiões do mundo estão em alerta por causa das temperaturas muito altas. No sul e leste da Europa, há uma vaga de calor que vai durar até meio da próxima semana.

Em algumas regiões de Espanha, sobretudo na Andaluzia, são esperados 45 graus Celsius este fim de semana por causa da vaga de calor que está a atravessar o sul e leste da Europa.

Há registo de termómetros acima dos 40 graus à sombra em alguns locais.

No sul do continente europeu, este está já a ser um dos meses de junho mais quentes de sempre.

Os meteorologistas dizem que as vagas de calor vão ser cada vez mais frequentes e que os verões serão sempre mais longos.

Em França, Itália e Grécia, há várias regiões em alerta vermelho e laranja.

As temperaturas muito altas trazem, também, o risco de incêndios rurais e florestais e as autoridades alertam a população para ter cuidado.

Nos Estados Unidos, mais de 160 milhões de pessoas vivem em regiões em risco, este fim de semana, por causa de uma vaga de calor que atravessa várias zonas do leste do país. Em mais de 60 localidades norte-americanas, foram batidos recordes históricos de temperatura máxima.

Últimas