Meteorologia

Temperaturas "acima da média" este fim de semana, Proteção Civil pede cuidados redobrados

O calor dos últimos parece ter vindo para ficar e as temperaturas vão subir ainda mais durante o fim de semana. Dezenas de concelhos do interior estão sob risco elevado de incêndio.

Marta Tuna

Joana Vitória Teixeira

Domingo vai ser o dia mais quente, com temperaturas máximas a chegar aos 42 graus. Dezenas de concelhos do interior estão sob risco elevado de incêndio.

O calor dos últimos parece ter vindo para ficar e as temperaturas vão subir ainda mais durante o fim de semana. O país vai enfrentar uma onda de calor que vai afetar, sobretudo, o interior.

Esta sexta-feira, 12 distritos estão sob aviso amarelo.

Sábado a subida de temperatura vai agravar os avisos. Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja, os restantes vão estar todos a amarelo.

Domingo vai ser o dia mais quente, com temperaturas acima dos 40 graus.

"São temperaturas acima da média", afirma Ângela Marques, do IPMA.

A Proteção Civil alerta para o risco elevado de incêndio, garante que vai reforçar o nível de prontidão de combate a incêndios rurais e pede cuidados redobrados, especialmente em espaços agrícolas.

"Evitar qualquer ação que possa dar início a uma ignição", diz Alexandre Penha, adjunto de operações da Proteção Civil.

Os bombeiros asseguram estar também preparados para a onda de calor.

Ao nível da saúde, as altas temperaturas também apresentam risco. A DGS deixa as habituais recomendações: beber água com frequência, evitar a exposição solar direta e optar por ambientes mais frescos.

Últimas