Meteorologia

Chuva e vento fortes e descida de 11ºC em minutos: tempestade surpreende Paris em pleno dia de calor

No topo da Torre Eiffel, registou-se uma rajada de 112 km/h, o que deixou a cidade virada do avesso com carros e comércios danificados pela queda de dezenas de árvore. Conduzir tornou-se um desafio, sobretudo em ruas que ficaram completamente alagadas.

Guilherme Monteiro

França vive semanas de tempo estranho. Na quarta-feira, aconteceu um episódio de chuva muito intensa e vento forte num dia em que alguns pontos do país andavam pelos 40 graus.

A tempestade nem deu tempo de retirar as cadeiras e chapéus das esplanadas que estavam cheias num dia de sol e calor.

O vídeo no topo de um prédio permite ver a forma repentina como chegou a chuva e os ventos intensos que, durante um quarto de hora, não deram tréguas em Paris.

Apesar dos avisos meteorológicos, houve quem ficasse na rua e se abrigasse onde podia.

Conduzir tornou-se um desafio, sobretudo em ruas que ficaram completamente alagadas. Andar de metro também não era opção.

No Parlamento francês, uma sessão onde discursava o primeiro-ministro teve de ser interrompida. Caia água em pleno hemiciclo, enquanto nas ruas o vento soprava de forma cada vez mais intensa.

No topo da Torre Eiffel, registou-se uma rajada de 112 km/h, o que deixou a cidade virada do avesso com carros e comércios danificados pela queda de dezenas de árvores.

Já na região da Normandia, a norte da capital francesa, o telhado desta igreja do século XI desabou devido ao vento forte que conseguiu dobrar até postes de alta tensão. 110 mil pessoas chegaram a estar sem eletricidade.

Últimas