Meteorologia

Calor deixa todos os distritos sob aviso amarelo

A uma semana do verão, as temperaturas podem superar os 40 graus. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para o risco elevado e para os cuidados redobrados dos grupos mais vulneráveis.

SIC Notícias

Todos os distritos de Portugal continental estão, esta segunda-feira, sob aviso amarelo por causa do calor. Évora e Beja vão ser os distritos mais quentes com temperaturas podem chegar aos 40 graus.

Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 9:00 de hoje e as 18:00 de quarta-feira.

Bragança e Vila Real vão estar sob aviso amarelo entre as 9:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira, passando depois a aviso laranja até às 18:00 de quarta-feira.

"Esta vaga de calor poderá afetar todo o continente e de uma forma mais severa, mais uma vez na região centro/sul onde as temperaturas, podem ultrapassar os 40 graus em dois ou três dias", disse, à SIC, o climatologista Mário Marques.

O calor deve-se a uma massa de ar quente do norte de África, que afetará os índices de humidade.

E se os dias vão ser quentes, as noites vão ser tropicaisem todo o território continental.

As temperaturas mínimas vão rondar os 20 graus na maioria do território.

A Direção-Geral da Saúde pede cuidados redobrados à população. Beber água com frequência, evitar a exposição direta ao sol e usar protetor solar são algumas das recomendações.

Últimas