Meteorologia

Carlos Moedas pede "tranquilidade" após sismo: "Não é correr para sair do edifício"

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa quis transmitir uma mensagem de tranquilidade aos lisboetas após o sismo de 4.7 sentido ao início da tarde desta segunda-feira.

SIC Notícias

Um sismo de magnitude 4.7 foi sentido ao início da tarde desta segunda-feira em várias zonas do país, com maior destaque para a região da Grande Lisboa.

Num balanço feito às 16h00, Carlos Moedas confirmou o que a Proteção Civil já tinha avançado: não há registo de danos nem pedidos de ajuda.

O autarca quis ainda transmitir uma “mensagem de tranquilidade” e explicou que não se deve “correr para sair do edifício”, como aconteceu em algumas zonas da capital.

“[Deve] proteger-se debaixo de uma mesa e depois sim sair para um espaço amplo”, explicou.

De acordo com o IPMA, o abalo foi sentido com intensidade máxima em Sintra (Lisboa) e Almada (Setúbal) e com menor intensidade nalguns concelhos da região Centro ao Algarve.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).


Últimas