Um sismo de magnitude 4,7 na escala de Richter foi registado, esta segunda-feira, pelas 13:24, com epicentro a cerca de 14 quilómetros a sudoeste do Seixal, segundo o IPMA. O comandante da Proteção Civil de Almada, António Godinho, confirmou, à SIC Notícias, que pelas 16 horas não havia "registo de danos significativos ou quaisquer danos pessoais".
"Quer Almada, quer toda a área metropolitana de Lisboa, são áreas que estão sujeitas a sismos. É normal que possamos no futuro vir a ter um sismo com um maior significado que este e, por isso, temos que nos preparar todos, não só as autoridades, mas também as populações, para poderem fazer face a este tipo de situações", alertou António Godinho.
Sobre como a população deve agir em caso de sismo, o comandante explicou que todas as pessoas devem ter preparados kits de emergência pessoais, ter mantimentos para as primeiras 48 a 72 horas e preparar um plano de emergência familiar para saber onde se vão encontrar com os seus familiares, porque as comunicações podem não funcionar.
Já durante o sismo, António Godinho reforçou os três passos essenciais para garantir a segurança: "baixar, proteger, e aguardar que passe".