Segundo o climatologista Mário Marques, a chuva começará a cair ao final da tarde de segunda-feira e poderá ser persistente durante dois dias, com acumulações previstas entre 30 a 60 milímetros em 48 horas.
A Proteção Civil já emitiu avisos para a possíveis inundações em zonas urbanas, transbordo de rios e ribeiras, deslizamentos de terra e derrocadas. A circulação rodoviária também poderá ser afetada devido ao piso escorregadio.
Atualmente, as temperaturas variam entre máximas de 13 graus e mínimas que podem descer abaixo de zero. Contudo, a chegada desta frente fria trará características tropicais, explica André Frade, autor do site "André do Tempo". Com isso, espera-se uma subida significativa das temperaturas mínimas, rajadas de vento que podem atingir os 90 km/h nas terras altas e possibilidade de trovoadas.
A agitação marítima será outra preocupação, com ondas que poderão ultrapassar os 8 metros, especialmente nos Açores, onde algumas ilhas estão sob aviso laranja. Este cenário de instabilidade meteorológica deverá manter-se durante as próximas duas semanas.