Seis distritos de Portugal Continental estão esta terça-feira sob aviso amarelo. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê tempo frio para Bragança, Castelo Branco, Guarda, Lisboa, Santarém, Setúbal. Antevê-se uma descida das temperaturas, em especial das mínimas. As temperaturas baixas deverão fazer-se sentir pelo menos até quinta-feira. O climatologista Mário Marques avisa que este inverno deverá continuar a ser seco.
"É uma situação perfeitamente normal de ocorrer em janeiro. Janeiro estatisticamente costuma ser o mês mais frio do ano, porque existe um maior número de horas de noite e poucas de sol", começa por referir.
“Há frio, sobretudo nos regiões interiores, este frio agudiza-se mais nos vales e nos locais abrigados. Existe também a probabilidade de formação de nevoeiros, não tão intensa como ocorreu na semana passada, mas pelo menos até ao dia de quinta-feira este frio poderá fazer-se sentir”, explica o climatologista
“Inverno seco, dezembro já o foi e janeiro para lá caminha”
Mário Marques diz que este inverno deverá manter-se seco, podendo a precipitação ocorrer pontualmente, mas as previsões não apontam para longos períodos de chuva.
"Um inverno seco, dezembro já o foi e janeiro para lá caminha, poderá existir aqui um outro dia de precipitação, por exemplo, no dia de domingo há a possibilidade de precipitação, portanto, sobretudo durante a madrugada e a manhã no litoral oeste e depois também no litoral sul durante a tarde e na manhã de segunda-feira".
De acordo com o climatologista, as estimativas apontam para altas pressões que irão afastar um pouco a precipitação, pelo menos até ao dia 24, 25.