Meteorologia

"Gota fria" deverá afetar mais o Algarve e Litoral Alentejano, pico previsto para sexta-feira

Segundo Mário Marques, o fenómeno deve dar tréguas apenas no fim de semana. O climatologista traça aqui o possível cenário meteorológico em Portugal continental para esta quinta-feira e próximos dias.

SIC Notícias

Cinco distritos do continente estão esta quinta-feira sob aviso amarelo por causa da chuva. O fenómeno “Gota fria” chega a Portugal com menos intensidade, mas o climatologista Mário Marques diz que a chuva e o vento forte já estão a atingir algumas regiões do Algarve e que o pico do mau tempo está previsto para sexta-feira. Segundo o climatologista, o fenómeno deve dar tréguas apenas no fim de semana.

“Sexta-feira será o período de maior atividade, uma vez que durante o dia de hoje e mesmo já no início da manhã, já existem algumas células ativas que já estão a afetar a região do Algarve, nomeadamente no concelho de Loulé, Faro e Albufeira”, explica Mário Marques.

Sexta-feira deverá, assim, ser um dia de muita instabilidade, com chuva e vento fortes que “podem atingir por vezes velocidade de 90 km por hora num muito localmente”.

De acordo com o climatologista, está afastada a hipótese de ocorrer em território continental uma situação idêntica à de Valência, mas há probabilidade de alagamentos de via pública, falta de escoamento de águas e outras situações”.

“Existe potencial para que, sendo este movimento de Sul, o Algarve e mesmo o Litoral Alentejano" sejam as zonas mais afetadas. Assim, localmente podem sempre ocorrer “situações onde existe uma maior concentração de precipitação”.

As estimativas do climatologistas apontam para que no fim de semana a depressão se dissipe.

“Será mais no dia de amanhã e penso que a instabilidade poderá abrandar de forma significativa na madrugada dia 16, sábado, e aí depois já teremos um alívio e essa depressão irá dissipar-se", refere Mário Marques.

Últimas