O bullying e o ciberbulying, o racismo, a violência no namoro, a homofobia: são problemas com os quais, cada vez mais, os jovens se confrontam e para os quais precisam de encontrar soluções pacíficas. O Projeto Mudarte, implementado pela Associação Helpo, vai às escolas "dar palco à violência".
O projeto Mudarte, cujo objetivo é usar o teatro como ferramenta de trabalho para a prevenção da violência, leva os conflitos e preconceitos para a sala de aula, provoca discussões entre os alunos e dá palco à violência.
"Nós utilizamos a metodologia do teatro precisamente para que os alunos possam não só conversar, pensar e refletir sobre as soluções, mas também experimentarem", explicou Carolina Marques, gestora do projeto.
O projeto Mudarte, que "trabalha a questão da violência e da opressão", é promovido pela associação Helpo desde 2019 e é financiado pelo programa Cidadãos Ativos, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.
As sessões decorrem nas aulas de Cidadania e os alunos escrevem e ensaiam as histórias para, depois, apresentarem a peça a outra turma.