A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou esta quinta-feira que os vacinados, com mais de 18 anos, com o fármaco da Janssen contra a covid-19 vão receber uma dose de reforço após 90 dias da administração da primeira dose.
A medida, que não tem ainda data para arrancar, foi anunciada em conferência de imprensa pela diretora-geral da Saúde, que explicou que, no caso das pessoas que receberam a vacina de dose única da Janssen, não existe qualquer limitação de idade.
A dose de reforço, que será da vacina da Pfizer ou da Moderna, pode ser administrada após 90 dias.
Graça Freitas anunciou também que, no caso das pessoas que entre a população que está já a receber a terceira dose da vacina - a partir dos 65 anos de idade, profissionais de saúde, do setor social e bombeiros -, passam a estar também incluídos os recuperados da doença que tenham recebido uma dose.
Por outro lado, a Direção-Geral da Saúde decidiu encurtar o intervalo entre a segunda dose e a terceira para um mínimo de 150 dias, equivalente a cinco meses, em vez dos atuais 180.
Graça Freitas reitera que a existência de uma dose de reforço não significa que as vacinas são menos protetoras do que se pensava.
A covid-19 provocou pelo menos 5.122.682 mortes em todo o mundo, entre mais de 254,95 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.295 pessoas e foram contabilizados 1.115.080 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
SAIBA MAIS
- Covid-19: "com pequenas mudanças comportamentais vamos conseguir conter a pandemia sem medidas drásticas"
- Marcelo acompanhará Governo se prolongar obrigatoriedade do uso da máscara
- Presidente da República diz "não" a novo estado de emergência
- Uso obrigatório de máscara, confinamento ou teletrabalho: é preciso estado de emergência?
- Covid-19: taxa de incidência aumenta de forma significativa
- Utentes que chegam muito cedo provocam longas filas nos centros de vacinação contra a covid-19