"Apelamos a quem tenha imagens, videos, ou simples testemunhos, que nos permitam fazer a reconstrução deste trágico evento, e que esteja na disposição de os partilhar. Interessa-nos sobretudo o avanço do fogo, os acidentes mortais e o impacto nos aglomerados populacionais. Encorajamo-lo(a) a escrever o seu testemunho e a adicionar o documento por este meio."
O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais disponibiliza online um formulário, onde qualquer pessoa pode anexar documentos, como fotos e vídeos, e localizar o seu testemunho num mapa.
Orientado pelo professor da Universidade de Coimbra Domingos Xavier Viegas, o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais foi mandatado pelo secretário de Estado da Administração Interna para fazer um estudo sobre o desenvolvimento e comportamento do fogo que assolou o centro do país em junho e que matou 64 pessoas.
Esse documento será depois analisado pela comissão técnica independente, formada por 12 técnicos especialistas, que vai apurar o que aconteceu no maior incêndio florestal de que há memória no país.