Os donos da Iberia vieram esta semana a Lisboa sinalizar o interesse na compra da TAP. O grupo de aviação que detém a principal concorrente da companhia aérea portuguesa veio a Portugal garantir que quer manter o hub de Lisboa e a TAP autónoma da Iberia.
A campanha de promoção dos proprietários da Iberia para se candidatarem à compra da TAP começou.
O diretor executivo do grupo IAG, dono da Iberia veio a Lisboa com uma comitiva alargada para convencer os portugueses que não pretende comprar a TAP para roubar para Madrid.
Acompanhado pelo líder de uma das maiores companhias de advogados de Lisboa, o CEO do grupo que detém Iberia, British Airways e a irlandesa Aer Lingus, encontrou-se pelo menos com os presidentes da Câmara de Lisboa e da Confederação do Turismo de Portugal.
Veio assegurar que a marca própria e a autonomia comercial são regras de ouro nas companhias aérea que o grupo detém.
O primeiro-ministro, António Costa, tem repetido que manter o hub de Lisboa é inegociável e uma das condições para a venda TAP.
Antes, em janeiro deste ano, o ministro da Economia tinha dito que a "TAP criou condições para a Iberia entrar na privatização", a uma entrevista que deu ao jornal El Economista.
O entusiasmo foi mais longe com a garantia de que "a conectividade do hub de Lisboa com o hub aeroportuário de Barajas, em Madrid, iria potenciar o turismo e a economia portuguesa".
Os espanhóis vieram agora a Portugal dizer que querem mesmo comprar a TAP, apesar do mesmo ministro ter recuado pouco depois de regressar a Lisboa.
Na corrida à TAP estão também os alemães da Lufthansa, o grupo Air France/KLM e pelo menos outros três interessados, incluindo um investidor privado estrangeiro e de outro setor que pretende entrar na aviação através da TAP.