Perguntas e Respostas

Alerta novas burlas: sabe como identificar e agir perante uma fraude?

Há uma nova campanha criminosa que envolve clientes (ou não) da EDP e ressurgiram as burlas “olá mãe, olá pai” , que levou as autoridades a alertar, novamente, para as fraudes que existem. Saiba aqui como identificar e agir perante este crime.

Aleksandr Zubkov

Maria Madalena Freire

Há um ressurgimento da burla que atua através das redes de comunicação e utiliza o método conhecido como “olá mãe, olá pai”, segundo novo alerta do Gabinete de Cibercrime da Polícia Judiciária. Em simultâneo, a EDP identificou uma nova fraude que atinge supostos clientes da empresa. Saiba o que acontece e como agir.

A EDP já avisou sobre uma nova burla que anda a circular nas redes de comunicação dos cidadãos portugueses, da mesma forma que as autoridades já avisaram de uma nova vaga de mensagens fraudulentas através do método comum “olá mãe, olá pai”.

O que acontece?

No caso da EDP, a mensagem enviada ao cliente ou telefonema avisa que tem pagamentos em atraso e pede dados bancários como IBAN e número de cartão de crédito “para suposto reembolso de valores ao cliente”, como avisa o comunicado da empresa.

Da mesma forma, existem mensagens que avisam que o pagamento das contas mensais não foi efetuado e que, para regularizar o valor em falta, o cliente deve fazer uma transferência de centenas de euros para uma entidade e referência patente na mensagem.

Para além da EDP, este casos de burla são comuns também na remessa de mensagens escritas para as vítimas. Tais mensagens são remetidas de forma indiscriminada e massiva, para inúmeros destinatários.

No fim de 2022, houve várias burlas a circular nas redes de comunicação dos portugueses e, agora, voltaram.

O alerta do Ministério Público descreve a situação.

“Nestas mensagens, os agentes criminosos abordam as vítimas com o propósito de as convencer de que são seus filhos e perderam, ou danificaram o respetivo telefone, estando por isso a utilizar um número novo, provisório ou emprestado. O processo acaba sempre em pedidos de realização de pagamentos a favor de terceiros”.

O próprio Ministério Público já alertou para esta campanha criminosa, em que esclarece que o método surgiu em outubro de 2022. Agora, voltam a surgir queixas sobre este tipo de situações, o que chamou a atenção das autoridades, nomeadamente da Polícia Judiciária.

Como identificar fraude?

No caso da EDP, a empresa esclareceu que “nunca contacta proativamente o cliente para recolher informações sobre dados bancários”. Da mesma forma, quando for necessário o débito direto para pagar as contas na EDP, a empresa apenas solicita o IBAN e nunca o número de cartão de crédito e a sua respetiva validade.

Quando em outubro e novembro de 2022 o Millennium BCP alertou para várias burlas, que também usavam o nome do banco para extrair dinheiro às vítimas.

As campanhas criminosas consistiam em mensagens a dizer que havia “informações incorretas” sobre os dados pessoais no banco, fraude com instalação de software malicioso, através do email, avisos de burla por WhatsApp, que é igual ao caso da EDP e a fraude que alertava para a desativação de todos os acessos, através do email, também.

Como agir?

O Ministério Público aconselha que “se avalie cautelosamente” as mensagens que se recebem e recomendam para não se responder, ignorar até comunicarem às autoridades o sucedido.

O Banco de Portugal também tem dicas para agir perante uma fraude:

Tipos de fraude e burlas

De acordo com a Guarda Nacional Republicana, existem três tipos de burla:

  • online: através de pagamento eletrónico, MBWay, compras online de marcas em empresas desconhecidas
  • bancária: phishing e pharming
  • clássica: esquema pirâmide, ofertas não solicitadas, fraude de pagamento adiantado, veículo inexistente, curas milagrosas, dietas falsas, leilões na internet.

Na maioria dos casos, as autoridades aconselham a:

  • nunca aceitar ofertas não solicitadas
  • não fornecer dados pessoais ou profissionais a alguém que não esteja identificado
  • regularmente atualizar o antivírus do computador
  • alterar a palavra-passe com frequência
  • não clicar em links duvidosos, especialmente que parecem remeter para o site do seu banco enviado por email e muitos outras ações.

Para mais informações e cuidados a tomar consulte o site da GNR aqui: Burlas e precauções.

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